domingo, 21 de junho de 2009

Bruce Nauman

Bruce Nauman é um dos maiores nomes da arte contemporânea norte americana.Nasceu em 1941 em Forte Wayne, Indiana, e foi reconhecido desde os primeiros anos da década de 1970 como um dos mais inovadores e provocantes artistas da América. Ele diz que encontra a inspiração nas atividades, discurso, e materiais da vida diária. Confrontado com a pergunta “Com o que fazer?” no seu estúdio logo depois de ser licenciado em matemática na Universidade de Madison, Estado de Wisconsin, em 1964, e graduar-se em artes plásticas na Universidade da Califórnia, em 1965-66, Nauman teve a realização simples embora profunda que: “Se fui artista e estive no estúdio, então tudo o que eu fazia no estúdio deve ser arte. Neste ponto a arte ficou mais uma atividade e menos um produto.” Trabalhando em meios de comunicação diversos como escultura, vídeo, filme, printmaking, e instalação, Nauman concentra-se menos no desenvolvimento de um estilo característico e mais no caminho pelo qual um processo ou a atividade podem transformar ou criar uma obra de arte. Uma pesquisa da sua produção diversa demonstra os métodos alternadamente políticos, prosaicos, espirituais e grosseiros pelos quais Nauman examina a vida em todos os seus detalhes manchados de sangue, fazendo o mapa do arco humano entre vida e morte. O texto de um de seus primeiros trabalhos em lâmpadas de néon proclama: “o artista verdadeiro ajuda o mundo revelando verdades místicas.”, nos mostrando o caminho da arte explorada por ele. Nauman atualmente vive no Novo México e continua com uma produção muito diversificada e extremamente peculiar.
Dentre os trabalhos apresentados estão “Good boy, Bad boy”, de 1985. É uma instalação composta de quatro televisores colocados de frente para o observador. Nesta obra Nauman utiliza-se da repetição das palavras ditas pelos atores para explorar a natureza da linguagem e da percepção, sendo que muitas das frases ditas são relacionadas à julgamentos morais; temática constante em suas obras.
“Clown Torture” é uma obra de vídeo instalação em que o observador é considerado um sujeito para a experimentação de Nauman. São 5 monitores que mostram a imagem de palhaços em diferentes situações que nos remetem à alguns temas do cotidiano,como insanidade,tortura política e vigilâcia.
“Violent Incident” constitui-se de vários monitores onde se passa a encenação de um jantar onde são dadas diferentes versões sobre a mesma estória conflituosa. Em cada monitor vemos uma escala diferente de emoção e de atividade sendo encenada pelos atores, indo desde a troca de papéis sexuais até a mais profunda depressão fielmente representada pelos personagens.

Referencias Bibliográficas:

ARCHER,Michel. Arte Contemporânea,Uma História Concisa.Ed. Martins Fontes, São Paulo, SP.
BAKER,Kenneth, Minimalism,Art of Circumstance. Ed. Abbeville Press, NY.
BATCHELOR,David. Minimalismo. Cosac Naify,São Paulo, SP.
Golden, Thelma. Art 21 : art in the 21st century, Ed. H.N. Abrams, New York, 2001

Tate Museum www.tate.org.uk
MoMA (The museum of modern art) www.moma.org
Art:21 www.pbs.org/art21/artists.html
Museum of Contemporary Art San Diego www.mcasd.org
Violent Incident
Installation2000 x 2500 x 900 mm
1986

Sex and Death
Instalation


"Clown Torture”, 1987
installation viewFour color video monitors, four speakers, four videotape players, two video projectors, four videotapes (color, sound), dimensions variable



100 Live and Die
Instalation

Nenhum comentário:

Postar um comentário