Bruce Nauman é um dos maiores nomes da arte contemporânea norte americana.Nasceu em 1941 em Forte Wayne, Indiana, e foi reconhecido desde os primeiros anos da década de 1970 como um dos mais inovadores e provocantes artistas da América. Ele diz que encontra a inspiração nas atividades, discurso, e materiais da vida diária. Confrontado com a pergunta “Com o que fazer?” no seu estúdio logo depois de ser licenciado em matemática na Universidade de Madison, Estado de Wisconsin, em 1964, e graduar-se em artes plásticas na Universidade da Califórnia, em 1965-66, Nauman teve a realização simples embora profunda que: “Se fui artista e estive no estúdio, então tudo o que eu fazia no estúdio deve ser arte. Neste ponto a arte ficou mais uma atividade e menos um produto.” Trabalhando em meios de comunicação diversos como escultura, vídeo, filme, printmaking, e instalação, Nauman concentra-se menos no desenvolvimento de um estilo característico e mais no caminho pelo qual um processo ou a atividade podem transformar ou criar uma obra de arte. Uma pesquisa da sua produção diversa demonstra os métodos alternadamente políticos, prosaicos, espirituais e grosseiros pelos quais Nauman examina a vida em todos os seus detalhes manchados de sangue, fazendo o mapa do arco humano entre vida e morte. O texto de um de seus primeiros trabalhos em lâmpadas de néon proclama: “o artista verdadeiro ajuda o mundo revelando verdades místicas.”, nos mostrando o caminho da arte explorada por ele. Nauman atualmente vive no Novo México e continua com uma produção muito diversificada e extremamente peculiar.
Dentre os trabalhos apresentados estão “Good boy, Bad boy”, de 1985. É uma instalação composta de quatro televisores colocados de frente para o observador. Nesta obra Nauman utiliza-se da repetição das palavras ditas pelos atores para explorar a natureza da linguagem e da percepção, sendo que muitas das frases ditas são relacionadas à julgamentos morais; temática constante em suas obras.
“Clown Torture” é uma obra de vídeo instalação em que o observador é considerado um sujeito para a experimentação de Nauman. São 5 monitores que mostram a imagem de palhaços em diferentes situações que nos remetem à alguns temas do cotidiano,como insanidade,tortura política e vigilâcia.
“Violent Incident” constitui-se de vários monitores onde se passa a encenação de um jantar onde são dadas diferentes versões sobre a mesma estória conflituosa. Em cada monitor vemos uma escala diferente de emoção e de atividade sendo encenada pelos atores, indo desde a troca de papéis sexuais até a mais profunda depressão fielmente representada pelos personagens.
Referencias Bibliográficas:
ARCHER,Michel. Arte Contemporânea,Uma História Concisa.Ed. Martins Fontes, São Paulo, SP.
BAKER,Kenneth, Minimalism,Art of Circumstance. Ed. Abbeville Press, NY.
BATCHELOR,David. Minimalismo. Cosac Naify,São Paulo, SP.
Golden, Thelma. Art 21 : art in the 21st century, Ed. H.N. Abrams, New York, 2001
Tate Museum www.tate.org.uk
MoMA (The museum of modern art) www.moma.org
Art:21 www.pbs.org/art21/artists.html
Museum of Contemporary Art San Diego www.mcasd.org
Dentre os trabalhos apresentados estão “Good boy, Bad boy”, de 1985. É uma instalação composta de quatro televisores colocados de frente para o observador. Nesta obra Nauman utiliza-se da repetição das palavras ditas pelos atores para explorar a natureza da linguagem e da percepção, sendo que muitas das frases ditas são relacionadas à julgamentos morais; temática constante em suas obras.
“Clown Torture” é uma obra de vídeo instalação em que o observador é considerado um sujeito para a experimentação de Nauman. São 5 monitores que mostram a imagem de palhaços em diferentes situações que nos remetem à alguns temas do cotidiano,como insanidade,tortura política e vigilâcia.
“Violent Incident” constitui-se de vários monitores onde se passa a encenação de um jantar onde são dadas diferentes versões sobre a mesma estória conflituosa. Em cada monitor vemos uma escala diferente de emoção e de atividade sendo encenada pelos atores, indo desde a troca de papéis sexuais até a mais profunda depressão fielmente representada pelos personagens.
Referencias Bibliográficas:
ARCHER,Michel. Arte Contemporânea,Uma História Concisa.Ed. Martins Fontes, São Paulo, SP.
BAKER,Kenneth, Minimalism,Art of Circumstance. Ed. Abbeville Press, NY.
BATCHELOR,David. Minimalismo. Cosac Naify,São Paulo, SP.
Golden, Thelma. Art 21 : art in the 21st century, Ed. H.N. Abrams, New York, 2001
Tate Museum www.tate.org.uk
MoMA (The museum of modern art) www.moma.org
Art:21 www.pbs.org/art21/artists.html
Museum of Contemporary Art San Diego www.mcasd.org
Instalation
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